sexta-feira, 1 de julho de 2011

Respeito

Será que temos o direito de exigir ou esperar algo de alguém? Muitas vezes nos vemos diante de uma multidão esperando muitas coisas de nós. Muitas vezes nos vemos preocupados com os pensamentos alheios, mas será que isso tudo é importante ?
Por medo do que as pessoas possam pensar de nós acabamos criando uma carga emocional e sem querer acabamos construindo grades imaginarias e nos prendendo num mundo que foi concebido para que fossemos livres. Não foi essa a razão que Jesus Cristo morreu na cruz, para libertar todas as pessoas. Para que elas pudessem amar e viver suas vidas. Não precisamos mais cumprir os 10 mandamentos porque Cristo já fez isso por nós. E veja como Deus é bom ele deu uma vida para cada pessoa, será que não está na hora de cada pessoa viver a sua vida. Quantas vezes não acabamos nos preocupando mais com a vida das outras pessoas que com as nossas próprias vidas.
Ninguém tem a obrigação de atender as suas expectativas, de perceber as suas carências e necessidades. Para mim o cumulo do absurdo é a pessoa saber onde estão suas fraquezas e defeitos e não fazer nada para melhorar isso. Quantas pessoas não se escondem atrás dos seus signos tentando justificar suas deficiências. Como se fosse se tornar aceitável, alguém ser orgulhoso entre outras tantas coisas que desviam nossa personalidade.
Por isso viver é evoluir, é refletir, será que se perdêssemos mais tempo pensando em nossa vida não iríamos evoluir mais. Será que não iríamos conseguir perder aqueles quilinhos ou ler aquele livro que todo mundo diz e você não leu.  Não quero dizer que devemos viver isolados do mundo e sim que devemos fazer as coisas sem esperar nada em troca. Sejam coisas para outras pessoas, como coisas para nós mesmos.
Não vamos ponderar nem atribuir responsabilidades em outras pessoas para aliviar nossa frustração de viver. Acredite ou não sua vida é o conjunto de suas escolhas, e quem acaba escolhendo mal, acaba conseqüentemente vivendo mal. Você pode escolher o que vai plantar, e só irá colher aquilo que plantou. E devemos sempre levar em conta que o caminho mais fácil nem sempre leva para o melhor lugar como o caminho mais longo não é a garantia que se chegará num lugar melhor. Importante não é o quanto se anda e sim a direção que se está andando. De que adianta andar quando andamos pro caminho errado?
O segredo está em saber fazer o certo na hora certa, ajudar a quem te pede ajuda, sem esperar nada em troca, pois deveria se sentir feliz em poder fazer algo por alguém, sem que essa pessoa pudesse fazer o mesmo por você. Essa começa a ser a direção certa, onde cada passo dado não é em vão. Porém isso te deixa em uma posição de privilegio, mas o ato de viver é cheio de altos e baixos e quando você aprende a conviver com as pessoas e não a sufocá-las acaba criando laços invisíveis. E quem anda junto não fica para trás.

Muitas vezes estamos preocupados demais esperando as coisas das pessoas e esquecemos que nós mesmos podemos ser a pessoa que surpreende. Todo mundo quer que um príncipe ou princesa chegue e mude a nossa vida com um amor sem fim, mas ninguém quer ser essa pessoa. Depositando a responsabilidade dos nossos sonhos no além, sem perceber que se ninguém tomar a iniciativa isso nunca vai acontecer. 
Quanto tempo não passamos sobrevivendo sobre o fantasma das coisas que fomos um dia e não somos mais. O fantasma das pessoas que convivemos um dia e não estão mais presente em nossas vidas. Se Deus levou ela seja para perto dele ou para longe de você alguma razão ele tinha. Ele nunca da nada além do que possa suportar. Se está vivendo isso chegou a hora de colocar um ponto final nessa historia e começar outra.
Não podemos mudar o ontem e o amanha pertence a Deus, por isso devemos nos concentrar em nosso presente, aceitar o que somos e seguir em frente. Todos sabemos que somos limitados porém é mais que verdade que a pessoa que tem fé pode vencer todos os limites.E se for para morrer lutando, vamos morrer. Nada melhor que morrer por uma causa nobre, e não existe nada mais bonito que essa frase do nosso hino nacional "Verás que um filho teu não foge à luta". Se sentir realmente um filho de Deus vai deixar de lado essa simples questão do próximo e passar a se comportar como um filho de Deus, que cuida da sua própria vida.
Aprendendo a respeitar as decisões e opiniões do próximo, sem querer manipular suas idéias, muito menos influenciar suas atitudes, você pode dar conselhos, porém deixe que a pessoa escolha, quem ama quer cuidar, mas você só irá descobrir se seu amor for realmente verdadeiro quando aprender a deixar a pessoa escolher, respeitando seus limites e capacidades. Cada pessoa tem um senso psicológico, experiência diferente de vida, valores, entre tantas outras coisas, não podemos simplesmente criar a verdade algo para ser imposto. Quantas vezes não deixou de fazer as coisas por causa de outras pessoas, Um exemplo típico do que estou falando é a igreja, muitas pessoas deixam de freqüentar porque acreditam que aquilo é pura hipocrisia, que grande parte das pessoas cometem seus pecados e estão lá. Mas vamos pensar um pouco lá é um lugar que muitos vão para buscar ajuda, nada mais certo que essas pessoas estejam desorientadas e em busca de uma salvação. E nem sempre é fácil não cometer os mesmos erros, porém elas indo lá já esta indicando uma coisa, que existe a vontade de mudar. Agora uma pergunta, você já parou para ver os seus pecados?
Sinceramente quando eu falo de pecado não sou carrasco, para mim o significado de pecado que Deus me ensinou é simples, pecado é fazer algo mesmo sabendo que você considera errado. Por isso é importante ser sempre justo quando for criar seu senso de certo e errado. Lembres não faça aos outros o que não quer que façam a você. No meu conceito as pessoas podem fazer tudo àquilo que elas suportarem conviver em seus pensamentos e quando fizer algo que se sentir mal peça o perdão de Deus, pois a um coração arrependido sempre irá existir a salvação.

Voltando ao exemplo da igreja, quem sabe Deus não quer que você seja um exemplo de vida para essas pessoas poderem seguir. Com isso aprenda que o que devemos esperar das pessoas é nada, sem nunca esquecer que o amor de Deus é incondicional. Por isso quando entrar em algum lugar esteja lá por você e não pelos outros. Quando conseguir realmente fazer isso o mundo deixará de ser um fardo pesado e começara a cultivar os primeiros sorrisos sinceros da sua vida.
Vivendo sem pré-conceitos e doutrinas, de uma forma que apenas o que importa é a sua evolução e capacitação, para que assim possa fazer mais pelos outros que os outros por você. Porque para quem tem asas pouco importa o tamanho do buraco. Dê pelo menos uma chance de viver sua vida livre de uma forma direta com Deus, sabendo que se está tranqüilo com ele não precisa se importar com a palavra do próximo. 
Aprendendo a escutar os elogios e entender as criticas, afinal não podemos fazer que todos gostem de nós, e quem realmente se importa com isso. Importante é que você se ame como você realmente é. Você precisa aceitar seus defeitos e entender que eles não são tudo e a quem é perseverante toda mudança é possível.
Seja Cristo em sua própria vida, transforme sua água em vinho.                                                                                                                                     

                Comentarios

Eu entendo que pra vc ser respeitado tem que reipeitar o proximo com isso eu aprendi com meus familiares .

thiago jose de queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário